terça-feira, 5 de outubro de 2010

DATAS IMPORTANTES PARA NOSSA MORRETES - OUTUBRO

OUTUBRO

31.10.1733 – Data histórica para nós filhos e amigos de Morretes. Neste dia, presentes o Juiz Ordinário José Morato, o Vereador mais velho, Manoel Moreira Barbosa, o segundo mais velho, Antonio José de Mendonça, o Procurador do Conselho, Miguel Alves e o Escrivão do Público e Tabelião, Antonio José Garcia, eleito pelos seus companheiros o Alcaide (o chefe), por se achar doente o Alcaide Estevão Ferreira e mais Gaspar Gonçalves de Moraes, Escrivão da Câmara, sendo bom lembrar que as autoridades citadas eram de Paranaguá. Após o término da medição, feita por Francisco de Araújo, o Tabelião Antonio José Garcia, após colher as devidas assinaturas no Auto de Medição, disse as seguintes palavras “posse, posse, posse Real, tomam posse os Oficiais da Câmara (de Paranaguá) por ordem de Sua Majestade, que Deus guarde, há quem se oponha, ou há quem tenha embargo a ela?” E dizendo isto, pegou um punhado de terra e o jogou para o ar. “Assim Nascia a Nossa Morretes”.
05.10.1873 – Nasce em Morretes, José Azevedo da Silveira Sobrinho. General do Exército Brasileiro e músico nas horas vagas (violinista).
30.10.1874 – Nasce em Morretes, Escolástica de Moraes, filha de Américo Gonçalves de Moraes. Escritora, casada com o poeta, escritor, pensador, Dario Velozzo.
3l.10.1890 – Nasce em Morretes, Palmira Bompeixe de Mello. Professora Primária lecionou em Morretes, Paranaguá, Antonina, Guarapuava e Curitiba. Bela poetisa, escreveu “Aleluia de Versos”.
03.10.1903 – A comissão em prol do Hino Morretense lança Edital abrindo concurso para escolha da música para os versos já então escritos por Silveira Netto.
19.10.1912 – É assinado pelo Prefeito Rômulo José Pereira, contrato com a Empresa Melhoramentos de Antonina, que irá fornecer energia elétrica para a nossa cidade.
21.10.1928 – Falece em Curitiba, o morretense Aureliano Azevedo da Silveira. Caricaturista, Desenhista era um especialista na arte da litografia e da xilografia.
03.10.1930 – Falece, o morretense Ignácio Gomes da Costa. Major do Exército Brasileiro.
09.10.1932 – Circula o número 1 do jornal “Eco Morretense”, tendo como diretor Arsênio Cordeiro Júnior e como redator secretário Ortegal Pinto do Nascimento.
11.10.1932 – Falece em Curitiba, o Poeta morretense Ricardo de Lemos, que pertenceu ao Centro de Letras do Paraná e a Academia Paranaense de Letras, ocupando a Cadeira de nº 36, da qual foi o Patrono.
17.10.1969 – É sancionada pelo Prefeito Municipal Alcídio Bortolin a Lei nº 551, que institui e aprova o Brasão de Armas e a Bandeira do Município. A concepção icnográfica é de autoria de uma Comissão Municipal constituída pelos Srs. Léo Villa Nova Hunzicker, Augusto Kubach e Ivo Scucato de Souza. 

Nenhum comentário: