terça-feira, 10 de agosto de 2010

DATAS IMPORTANTES PARA NOSSA MORRETES (Éric Hunzicker)




AGOSTO

12.08.1840 – Nasce no Porto de Cima, Morretes, José Ribeiro de Macedo, o Comendador Macedo. Comerciante, Político Vereador e Presidente da Câmara do Porto de Cima (lembrar que Porto de Cima, hoje Distrito de Morretes já foi Município); Deputado e Vice-Presidente da Província.
28.08.1852 – Nasce no Porto de Cima, Morretes, Agostinho Ribeiro de Macedo, Industrial, Comerciante e Político.
13.08.1871 – Nasce em São João da Graciosa, Morretes, o Historiador Francisco de Souza Dias Negrão, autor da incomparável “Genealogia Paranaense”. Ocupou a Cadeira nº 10 da Academia Paranaense de Letras.
04.08.1879 - Nasce em Morretes, o Poeta José Gelbecke, autor do livro de Sonetos “Missas”. Ocupou como Fundador a Cadeira nº 19 da Academia Paranaense de Letras.
07.08.1916 – Em sua visita ao Paraná Alberto Santos Dumont é saudado na Rua 15 de Novembro em Curitiba por diversos desportistas e em agradecimento abraça o morretense João Vianna Seiler.
18.08.1932 – Falece em Curitiba, o Poeta morretense Adolpho Jansen Werneck de Capistrano, autor de “Dona Laura”. Ocupou como Fundador a Cadeira nº 29 da Academia Paranaense de Letras.
26.08.1947 – Falece, o morretense José Ribeiro de Macedo Júnior. Industrial e Exportador de erva mate. Como político exerceu o mandato de Deputado Estadual várias vezes.

3 comentários:

Pousada Graciosa disse...

Dona Laura e um livro ou um poema?

Sera que a pousada Dona Laura, homenageia este poeta?

ÉRIC J. HUNZICKER disse...

Olá você da Pousada Graciosa.
"Dona Laura" é o nome de um livro de poesias escrito pelo morretense Adolpho Jansen Werneck de Capistrano. Tenho certeza que a pousada é somente uma coincidência.
No Bairro Rocio, uma rua leva o nome do poeta. Rua "Adolpho Werneck"
Éric Hunzicker

Eduardo Capistrano disse...

Olá, meu nome é Eduardo Capistrano, sou bisneto e biógrafo de Adolfo Werneck. O nome correto do livro é "Dona Loura". O título encontra-se grafado errado em diversas obras de referência.