domingo, 27 de junho de 2010



Professores do Grupo Escolar “Miguel Schleder”.

Esta foto dever ser da década de trinta ou do início da década de quarenta. Dona Maria Luiza aparece à frente e logo atrás dela a minha mãe,  Dulce Serôa da Motta Cherobim. A parede da escola parece ser de madeira; deve ser o prédio que antecedeu o prédio que posteriormente passou a ser o do Colégio Rocha Pombo.

Quem se habilita identificar estes professores?



Lorena Malucelli Pelanda escreveu uma biografia da Família Malucelli (ver postagem abaixo) e ilustrou a capa do seu livro com esta foto. A foto é de 1942 e a  família posou para ela nas escadarias da Igreja Nossa Senhora do Porto.

Morretes foi a sede da primeira colônia de italianos do Paraná, a Colônia Nova Itália, dividida em vários núcleos. A imigração ocorreu na década de oitenta do século XIX e as pessoas que hoje trazem sobrenomes italianos nos seus próprios nomes ou na família descendem daqueles imigrantes. A família Malucelli foi uma das maiores como podemos ver nesta foto de quase setenta anos.

Quantas destas pessoas serão reconhecidas?

Se alguém tiver velhas fotos de família digitalize-as e envie para cherobim@gmail.com para que sejam publicadas neste blog.


OBS: Foto publicada com a autorização de Lorena Malucelli Pelanda.

sábado, 26 de junho de 2010

Morretense de coração...

O município de Morretes é um lugar que grande parte da história da minha família (Malucelli) fica...E é por isso que tenho muito carinho por esta cidade. Não nasci em Morretes, mas levo essa cidade no meu coração, já que meu avô Joanito e muitas outras pessoas importantes na minha vida são de lá. Também não é por acaso que escrevi um livro sobre os Malucelli e registrei toda a passagem deles nesta pequena e linda cidade do nosso litoral paranaense.

Nos meus próximos textos prometo registrar algumas histórias que estão no meu livro "Família Malucelli: uma história de imigração" que de alguma forma se relacionam com Morretes. Histórias engraçadas, surpreendentes e até tristes, porque não?Espero que vocês gostem...

Abraços,
Lorena